terça-feira, 3 de novembro de 2020

                                               O ELEFANTE COR-DE-ROSA

                                                          de Luísa Dacosta

Ao longo da semana, em todas as turmas do 2º ano das Escolas Básicas da TM, MS e QSJ, a Biblioteca Escolar irá apresentar a obra "O elefante cor-de-rosa" da autora Luísa Dacosta. É uma história que se desenvolve em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa, que é a cor dos sonhos das crianças. No início ele vivia, juntamente com outros elefantes cor- de-rosa, num outro planeta, numa outra galáxia. Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. Confrontado, num segundo momento, com a morte inesperada deste seu mundo, o elefante vê-se obrigado a partir, ajudado por um cometa, e acaba por ir viver, na terra, mas na imaginação de uma criança.

É mais uma história, no âmbito da educação para a cidadania que aborda, subtilmente , valores tão importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda.

A história proporcionou, hoje na EBMS, momentos de aprendizagens relacionadas com construção em origami de um elefante e com a expressão músical, através da contagem musicada de elefantes, apoiados com a canção dos Caricas .


Clica no Link abaixo e ouve a canção dos Caricas "Um elefante"

                                                                                                 Profª Maria José Leal




PORDATA- 4ºs anos

                                         A PORDATA NA EB QUINTA DE SÃO JOÃO


A Biblioteca Escolar, numa parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, trouxe à Escola Básica Quinta de São João, às duas turmas do 4º ano, na pessoa da Professora Anabela, a PORDATA KIDS. Os alunos, tiveram a oportunidade de conhecer as potencialidades e os conhecimentos que lhes transmite a pesquisa/ consulta da PORDATA KIDS , nos mais diversos temas.



                                                                                                                          Profª Maria José Leal

domingo, 1 de novembro de 2020

BIBLIOTECAS ESCOLARES DO SEIXAL - REVISTA Nº2- FLIPBOARD

 

BIBLIOTECAS ESCOLARES DO SEIXAL - REVISTA Nº2

Revista digital nº 2 das Bibliotecas Escolares do Seixal a revelação do trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares do concelho do Seixal, no início do ano letivo 2020/2021,
no decorrer dos meses de setembro e outubro.

Sublinha e Clica no LINK abaixo:

https://flipboard.com/@joaopproenca/bibliotecas-escolares-do-seixal-revista-n%C2%BA2-bv0njhe4z?from=share&utm_source=flipboard&utm_medium=share


HALLOWEEN

 COMEMORAÇÕES DO HALLOWEEN

O Halloween, designado como  "Dia das Bruxas"  é uma comemoração com temas sombrios e comemora-se anualmente no dia 31 de outubro.

QUAL É A ORIGEM DO HALLOWEEN?

A origem da festa do Halloween é  praticada há mais de 3 mil anos. Ela surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza. Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.

Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por isso. eram utilizadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos. Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”.

No sentido afastar o caráter pagão da festa, a igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio.

Daí que o nome Halloween decorre da junção das palavras hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera".

Na Biblioteca Escolar da Escola Básica da Torre da Marinha, numa parceria com o Ecomuseu do Seixal realizou-se o Ateliê Histórias e Tradições do Dia das Bruxas decorreu com os alunos do 3º ano. A partir de tradições, histórias e lendas do imaginário popular português, conheceram as raízes do dia das Bruxas e foram desfiados a escrever e a ilustrar uma história coletiva com imaginação, com muito terror à mistura.

                                                                                                                    Profª Maria José Leal

Conferência anual PNL-2027

    " Presente-Futuro: A omnipresença da Leitura"   

DIA 29 de OUTUBRO, decorreu, via you tube do PNL, no dia 29 de outubro, entre as 10h00 e as 17h00, a Conferência Anual do PNL 2027, e contou com a presença de representantes políticos e ilustres representantantes do PNL e do mundo ligado às diferentes literacias , nomeadamente à Literacia da Leitura.



Profª Maria José Leal