quarta-feira, 13 de abril de 2016

Leitura com pais

A leitura
com os pais
com a família 
A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano.
     Indispensável em qualquer actividade, é uma das principais condições
 de autonomia e sucesso na vida. 
             Quem aprende a ler bem todo o tipo de textos adquire um valor seguro que
 nunca mais irá perder.
                           Ensinar a ler é tarefa da escola. 
                          Mas hoje está plenamente provado que, quando a família se dispõe a colaborar, 
   oferecendo livros e reservando alguns momentos para ler com os filhos,
o                        os benefícios são enormes. 
                          Quanto mais cedo os livros entrarem na vida das crianças melhor.
Um bom leitor é quase sempre um bom aluno.
 Ao longo do ano, os alunos do 1º ano têm requisitado livros na sua BE, acompanhados de uma ficha de registo do  seu interesse e motivação perante a obra, que é lida pelos pais e/ou familiares.
Hoje, eles já sabem ler e quiseram mostrar esta aventura aos seus pais, que também lhes leram algumas histórias.
Obrigada por terem vindo.




                                   Estou certa que estes pequenotes vos encheram de alegria.




E SE FOSSE EU...?



Iniciativa

 “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”

 6 de abril de 2016

A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) encontram-‑se a preparar o lançamento de “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”, uma iniciativa de sensibilização das crianças e dos jovens para as dificuldades pelas quais os refugiados passam para fugir da guerra, procurando proteção humanitária.

O nosso agrupamento associou-se a esta causa e a BE apoiou esta iniciativa na escola do Monte Sião, através  da exibição de vários vídeos elaborados para o efeito, mostrando o pouco que os refugiados transportam consigo. 
Neste dia, cada aluno foi desafiado a desenhar  os bens que transportaria na sua mochila se estivesse no lugar de um refugiado.
 Houve emoção no visionamento dos filmes e muito interesse empenho nos desenhos que elaboraram.






Esta atividade teve por objetivo sensibilizar as crianças e os jovens para a realidade dos refugiados, promovendo assim o compromisso do bem acolher quem procura proteção humanitária e concretizando os princípios de uma sociedade democrática e inclusiva.

 

 


segunda-feira, 11 de abril de 2016

SEMANA DA LEITURA


Ao longo da Semana da Leitura, , através das diversas atividades realizadas,  foi possível criar "ELOS DE LEITURA", que envolveram  não só escolas, mas também  encarregados de educação, autarquia, assim como escritores,  atores, professora bibliotecária. As atividades desenvolvidas foram ao encontro das diferentes literacias. Algumas delas ultrapassaram a sala de aula, através da  apropriação de diferentes espaços e  tornaram possível que a semana fosse diferente, de festa e de muito dinamismo.



Workshop de escrita Criativa
Assim iniciou a construção dos textos dos alunos do 4º ano, para o seu livro de "Estórias"
O lançamento do livro será no dia 9 de junho, pelas 14h00, no auditório da Escola Sede.




Metas Curriculares Literárias- VERSOS DE CACARACÁ



Versos de Cacaracá
Autor: António Manuel Couto Viana

Desaparecido aos 87 anos, António Manuel Couto Viana ainda viu a maquete deste livro. Foi poeta, dramaturgo, contista, ensaísta, memorialista, tradutor e autor de livros para crianças, foi também empresário teatral, director artístico, encenador e actor. Publicou meia centena de livros de poesia e mais de 80 títulos de outros géneros literários. Dirigiu e encenou mais de duzentos espectáculos de teatro infanto-juvenil, para adultos, de ópera e opereta. Obteve, tanto pela sua obra poética e literária como pela actividade artística, numerosos e valiosos prémios.
Ao contrário do que o título sugere, estes "Versos de Cacaracá" são tudo menos insignificantes. Recuperando a alegria da infância em poemas desenvoltos e com boas rimas, Couto Viana explora temas clássicos da literatura infantil: as estações do ano, as cores, a vida secreta dos animais.

Os alunos   do 4º ano depois conheceram, através da leitura e exploração oral, dois poemas, "Os dias da semana" e "A vendedeira das 4 estações".
O poema" A vendedeira das 4 estações"  depois de muito bem ensaiado pelos diferentes grupos de trabalho foi lido em forma de Jograis, leitura esta que os alunos aplaudiram de forma muito entusiasta.







Só faltou uma pequena música de fundo.
PARABÉNS!