quinta-feira, 27 de março de 2014

ESCRITORES NA ESCOLA

O Blog da tua escola tem pouco tempo de vida, mas não vai ser por isso que ele não vai ficar muito "compostinho", com algumas das atividades já realizadas e onde, claro, tu estiveste presente.


Começamos com a presença de dois escritores, no espaço do Ginásio da Escola do Monte Sião, onde estiveram muito animados os alunos da escola e também, como convidados, os alunos da escola da Torre da Marinha, pais e encarregados de educação.


A Escritora Ana Ventura, no 1º período,  trouxe-nos a sua obra 











O escritor David Machado esteve presente, no mês de janeiro, e apresentou vários dos seus livros.

 "A NOITE DOS ANIMAIS INVENTADOS" 





Foi, "A noite dos animais inventados", a obra  que serviu de motivação para o concurso de "Escrita Criativa".



















A MINHA ESCOLA 
TEM UMA

 BIBLIOTECA ESCOLAR

EB DA TORRE DA MARINHA
EB QUINTA NOSSA SRª DO MONTE SIÃO
 A Professora Bibliotecária
 Maria José Leal

Finalmente a vossa Biblioteca Escolar tem um Blog.

Neste espaço, poderás reviver momentos, lugares e atividades nas quais participaste.

É um espaço teu e para ti.



Decorreu entre os dias 17  e 21 de março a "Semana da Leitura".




Ao longo da semana, várias foram as atividades realizadas:
Leituras diversas;
Workshops sobre Net Segura,  Higiene dentária " Projeto SOBE" e "Como fazer um trabalho de pesquisa";
Segurança Rodoviária;
Leitura e exploração da obra " Kiko, o dentinho de leite";
PNL - Continuação  da leitura e exploração da obra "Uma Aventura nas férias da Páscoa";
Concurso de Escrita Criativa " A Minha História".


Como não podia deixar de ser, a "Semana da Leitura" , iniciou com leituras, no espaço da BE da Escola do Montes Sião, dirigidas aos alunos do 4º ano das duas escolas.




CONCURSO DE
 "ESCRITA CRIATIVA"

 Vários foram os alunos do 3º e dos 4º anos que participaram.

De todos os textos elaborados, vais recordar os que se destacaram e ficaram em 1º lugar:

 O da Margarida Neves do 3º ano da Escola do Monte Sião

 e o do Rodrigo Mendes do 4º ano da Escola da Torre da Marinha.



"UMA MONTANHA RUSSA NO QUINTAL"

            Elas são duas irmãs muito, muito amigas! Gostam de sonhar e inventar... como todos os meninos da sua idade. Os pais deram-lhe os nomes Ana e Elsa. São duas meninas lindas mas, muito marotas!
            Certo dia, chateadas por não terem o que fazer, decidiram construir uma montanha russa.
- Uma montanha bem divertida! - disse a Ana.
- Isso mesmo! - Respondeu a Elsa.
E, se bem o pensaram mais rápido o fizeram. Foram buscar todo o material de que necessitavam e puseram mãos à obra. Rapidamente a montanha russa ficou pronta!
            Orgulhosas com a montanha russa que construíram no quintal, decidiram chamar todos os amigos e amigas para que pudessem brincar. Vieram crianças de toda a cidade. Não faltavam as pipocas, o algodão doce, gelados e toda a espécie de guloseimas. Não faltava, também, muita diversão!
            - Que tarde maravilhosa! Como é divertida a montanha russa!- disse a Ana. Todas as crianças concordaram batendo palmas.
            De repente, algo aconteceu. Ana e Elsa abriram os olhos e tudo tinha desaparecido. Mas, continuavam a ouvir bater palmas. Fecharam e abriram os olhos várias vezes sem perceber o que se passava. Ao lado delas, estava a mãe a bater palmas pois, a Elsa e a Ana tinham adormecido enquanto escreviam uma história para o concurso literário da Escola. Tudo não tinha passado de um sonho. Um lindo sonho!

                        Margarida Sofia Lopes Neves   3ºA




"O SONHO DO JAIME"

  O Jaime era um dos alunos do quarto ano de uma escola primária no norte do país. A escola que frequentava era velhinha, porque já tinha sido construída há muitos e muitos anos e por lá já tinham passado várias gerações. Todas as pessoas que viviam na aldeia do Jaime tinham andado naquela escola, também pessoas que já tinham emigrado para outros países e algumas até já tinham falecido.
  O Jaime adorava a sua escola, o professor, e todos os amigos que tinha conquistado nesses anos de estudo. Gostava muito de brincar, pouco de estudar mas até tinha uma avaliação razoável. No final do segundo período, foi proposto pelo professor aos alunos, fazerem um trabalho criativo sobre um tema estudado na disciplina de Estudo do Meio. Foi uma grande preocupação para o Jaime, pois ele gostava pouco desta disciplina e não conseguia arranjar ideias sobre o tema a abordar no seu trabalho.
  Com o decorrer dos dias e o tempo da entrega do trabalho a aproximar-se, o Jaime foi ficando cada vez mais ansioso e confuso sobre que tema deveria escolher para a realização do mesmo.
  Uma noite, o Jaime foi para a cama e não parava de dar voltas e voltas à sua cabeça e ao seu corpo, parecia que a cama tinha alfinetes fininhos escondidos no colchão. O relógio do seu quarto parecia parado e o Jaime cada vez mais cansado por não conseguir dormir. Já de madrugada conseguiu adormecer profundamente e nessa altura teve um sonho magnífico …
  Estava num barco a navegar quando avistou uma pequena ilha verde. Decidiu então, atracar o barco numa linda baía da ilha, para a poder explorar. Mal saiu do barco, encontrou um esqueleto que se apresentou com o nome de Marcelo e lhe disse que a ilha se chamava Estudo do Meio. Como o Jaime queria conhecer melhor essa ilha, o Marcelo decidiu ajudá-lo mas, o Jaime teria que entrar num jogo de adivinhas. Andaram durante algumas horas por planícies, montes, viram lindos riachos, lagoas, até que encontraram na margem de um rio, um baú. Marcelo decidiu fazer-lhe a primeira pergunta:
  - Dentro do baú está algo que é muito importante para a locomoção, manutenção da postura corporal e podem ser voluntários ou involuntários. Achas que consegues adivinhar?
  O Jaime pensou, pensou e disse:
  - Claro que sei, Marcelo. São os teus músculos.
  O Marcelo sorriu e seguiram caminho até encontrarem um castelo. Nesse castelo, vivia um rei que os veio receber em cima de um lindo cavalo castanho.
  - Eu sou o primeiro rei de um país que fica situado a sudoeste da Europa na Península Ibérica. Quem sou eu?- perguntou o rei.
  - Essa é fácil. O país é Portugal e vós sois o rei D. Afonso Henriques.- respondeu o Jaime.
  O rei ficou muito contente e mandou os seus guardas oferecerem-lhes um bom lanche para a viagem pela ilha. O Jaime e o Marcelo ficaram muito contentes e continuaram o seu percurso.
  Depois de andarem algumas horas, o Jaime começou a ficar cansado e combinou com o Marcelo voltarem para a baía. Quando lá chegaram, o sol já se preparava para dormir e a lua começou a acordar toda radiante.
  O Jaime estava exausto de tanto ter andado pela ilha e mesmo o Marcelo tinha os dois fémures com tremores. Ambos deitaram-se no barco e ficaram a olhar a lua tão luminosa…
  Quando acordou, o Jaime estava muito feliz. O seu sonho tinha sido inspirador e já sabia qual o tema que iria abordar no seu trabalho.



Trabalho elaborado por: Rodrigo Mendes, 4º ano




No final, foram entregues os certificados a todos os alunos e os diplomas aos alunos com o 1º , 2º e 3º lugares.
PARABÉNS!









 " NET SEGURA E Cyberbullying" 


Hoje, dia 27 de março,  decorreu mais uma atividade na BE da Escola da Torre da Marinha, que contou com a presença de uma turma do 4º ano, da própria escola, e uma turma do 4º ano da escola do Monte Sião.
Dois Agentes da PSP " Escola Segura", já conhecidos de todos os alunos, com base na temática
 " NET Segura e Cyberbullying" informaram e alertaram os alunos para a importância da Internet, mas também dos seus perigos e sua assertiva utilização.
Para além das questões que os alunos colocaram, os Agentes possibilitaram o  relato de experiências vividas por alguns deles.

Obrigada pela partilha!!


HIGIENE ORAL

 PROJETO "SOBE"

Através da parceria com a Higienista oral, Drª Ana Mestre a Enfermeira, Fernanda Penas, os alunos do 1º ano das duas escolas, puderam ser informados da importância de terem uns dentes e uma alimentação saudáveis.





Através de uma "dentição" modelo adequada para o efeito, a Drª Ana exemplificou a forma como se deve escovar corretamente os dentes, bem como a quantidade necessária de pasta  de dentes que deve ser colocada na escova de dentes.



Para agradecer a presença da Dr. Ana e da Enfermeira Fernanda, todos os alunos cantaram uma das canções do Cd, que faz parte do Kit do projeto SOBE, 

" A Bicharada",sem dúvida uma canção que os alunos adoraram, desde o primeiro ensaio.


Claro que não poderia faltar a leitura no nosso livro

 " Kiko, o dentinho de leite"







Os alunos dos 4ºs anos, com o apoio do Professor Pedro Pereira, ficaram a saber como fazer um trabalho, seguindo as suas etapas de realização.

" UM TRABALHO DE PESQUISA"













Na  sala de aula ficou afixado um folheto gigante, com todas as etapas para a realização de um trabalho e cada um dos alunos ficou com um folheto pessoal como recordação.
Obrigada Professor Pedro




PNL
Os alunos do 3º ano da Escola do Monte Sião, tiveram a 2º etapa da exploração da obra
 " Uma Aventura nas Férias da Páscoa".
Contaram com a colaboração de duas contadoras de histórias, a Susana e a Luísa, da Biblioteca Municipal do Seixal.
Com base num conjunto de pequenos cartazes ilustrativos da obra, após os alunos os colocarem por ordem sequencial dos acontecimentos, a história foi relembrada através de uma interação de palavras entre todos os intervenientes.
No terceiro período, haverá a 3ª e última etapa deste projeto.
Sabemos que será uma surpresa.
Ficamos à espera, para depois vos contarmos através do nosso Blog.














Obrigada Susana e Luísa.





SEGURANÇA RODOVIÁRIA

Lá diz o velho ditado
 " De pequenino é que se torce o pepino"

Desde cedo é importante consciencializar  
os alunos, para a importância em respeitarem as regras de trânsito  e terem boas práticas, quer como peões, quer como condutores de veículos sem motor.
 Assim, a Biblioteca Escolar, numa parceria com a PSP, promoveu uma sessão prática, com os alunos a circularem num circuito rodoviário, com a ajuda de bicicletas e carrinhos, alertando para os sinais de trânsito colocados, as passadeiras, as ultrapassagens, os limites de velocidade e, para parecer bem real, estiveram presentes os agentes da autoridade, para aconselhar e apoiar sempre que fosse necessário. 
Fica aqui o registo dos nossos peões e condutores de palmo e meio: