sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

A BIBLIOTECA ESCOLAR EM NÚMEROS e não só...


Metas Curriculares Literárias

                                                              1º ANO

                                "Um beijo na mão"

é a obra apresentada às turmas do 1° ano.

             BE iniciou esta semana a apresentação no 1° A da EB do Monte Sião.

Com esta história os mais pequenos ficaram a saber de um segredo que os ajuda a                libertarem- se da angústia da separação da mãe, nos primeiros dias de escola. Também  através da expressão musical recordaram, através da canção, "As mãos", como elas nos são importantes.

 A expressão visual também teve o seu momento com a elaboração de um cartaz coletivo  onde  as mãos de todos os alunos da turma foram colocadas, não esquecendo uma alusão à história que ouviram. Este será ainda melhorado na ilustração, na próxima aula.


                                                         Professora Maria José  Leal

NOVO ANO- NOVOS CLUBES DE LEITURA-NOVOS LIVROS

CLUBES DE LEITURA

Com o novo ano e um novo período letivo, os CLES, Clubes de Leitura, estão de volta. Na EB Monte Sião a obra, " Cada dia sua magia", permitiu aos dois grupos de leitores, do 3° e do 4° anos lerem textos que os levou à exploração de aspetos relacionados com datas e dias comemorativos, relembrando os valores como : o amor, a amizade, a solidariedade pelos outros, mas também pelos animais e pela Natureza. A existência de dias comemorativos é muito importante para a aprender a ter atitudes de cidadania , para sorrir e ser feliz.








Professora Maria José Leal



Requisições Domiciliárias

 

ESCOLA BÁSICA  DO MONTE SIÃO


As leituras dos alunos do 3° ano, da EB do Monte Sião, dos livros requisitados na BE, com o apoio da professora titular de turma, estão em alta.

Continuem...💓


Professora Maria José Leal







CNL- Conclusão do 1º Momento-Fase Escolar

 


Foi concluído o 1° Momento- Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura e com ele definidos os 3 leitores vencedores e representantes das EBs Monte Sião, Torre da Marinha e Quinta de São João. Hoje, foi também concluída a entrega, a cada um dos respetivos alunos, da obra que se encontra a concurso para a Fase Municipal, no 1° ciclo.

A obra, intitulada "A casa amarela" da autora Sofia Isabel Vieira, é "sobretudo uma história de contrastes. Uma casa cheia de espaço onde vive uma família de palavras absolutamente vazias de significado.. Uma metáfora desorientada da vida e da sociedade em que vivemos, onde nos habituamos cada vez mais «a estar cá dentro», nos espaços cheios do nosso vazio, onde nunca nos sentimos tão sozinhos, apesar de estarmos sempre conectados".



Parabéns aos 3 alunos vencedores reprentantes das Escolas Básicas da Torre da Marinha,         Quinta de São João e Monte Sião, para a Fase Municipal que contempla provas que são                    constituídas por duas etapas:
    1- Prova escrita de escolha Múltipla;
( esta prova tem caráter eliminatório e através destas serão selecionados 6 alunos, para a fase            seguinte)
    2- Entrevista com perguntas sobre a leitura da obra.

Boas e agradáveis leituras!

Professora Maria José Leal


segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

PNL- Metas Curriculares Literárias


A Biblioteca Escolar das EBs da Torre da Marinha, Monte Sião e Quinta de São João deu hoje início à apresentação das duas obras das Metas Curriculares Literárias destinadas às turmas dos 3°s 4°s anos. No 3° ano a obra, " As fadas verdes" e no 4° ano , " Mistérios", ambas da autora , Matilde Rosa Araújo.

São obras de referência que concretizam os principais objetivos das Metas Curriculares do Português do 1° ciclo e fomentam o domínio da Educação Literária.

Foi desta vez aplicada pela BE uma nova estratégia de apresentação que conduz a um trabalho transdisciplinar, quer ao nível do português, no que concerne às leituras silenciosa e oral, ao estudo, análise e compreensão do texto poético, assim como a sua representação visual. Promete...


                                                                                                  Professsora Maria José Leal


PEM- "Ler e Contar. com"

 O projeto, "Ler e contar. com", contou hoje com um grupo de alunos do 3° ano da Escola Básica Monte Sião.

A proposta de escrita criativa , #abecedário rimado 20-21, teve como motivação o livro " Abecedário Maluco" de Luísa Ducla Soares, mas não poderia ser muito maluco. Era necessário utilizar o computador, para escrever palavras que tivessem um sentido muito próprio, para este novo ano, e que rimassem. Não foi muito fácil, mas o resultado final foi muito positivo, a ajuda e partilha entre o grupo também foi uma constante. Parabéns grupo!



Professora Maria José Leal


Concurso Nacional de Leitura- Dias 3 e 4

 Dia 3 do CNL, 1° Momento, Fase Escolar.

Em Dia de Reis, na EB Quinta de São João, os alunos dos dois 4°s anos, A e B, levaram muito a sério as suas leituras. Confirmou-se pelos resultados que as leituras foram preparadas com muita expressividade, entoação e com olhares atentos para o auditório. Ah, também houve muitos nervos à mistura, o que lhes foi revelado serem próprios de quando se tem sentido de responsabilidade, perante os desafios, sejam eles de leitura ou outros. Adorei. Foram apuradas duas alunas, uma de cada turma.






No dia 4 do CNL, procedeu-se ao desempate entre as duas alunas selecionadas nos 4º anos.


Parabéns a todos os leitores participantes nesta fase e à aluna representante da EB Quinta de São João, para a fase municipal.

                                                                                                   Professora Maria José Leal


Consurso Nacional de Leitura- dia 2

 Dia 2 do CNL, na EB Monte Sião, com os alunos do 4° ano.

As obras destinadas, para esta fase, da coleção " Uma Aventura", foram selecionadas livremente pelos alunos e lidas na interrupção letiva do Natal. Ficou apurada a aluna representante da turma, para a fase municipal.




          Parabéns aos todos os participantes leitores e à aluna vencedora nesta fase escolar.

                                                                                               Professora Maria José Leal