sábado, 3 de outubro de 2020

4 de outubro- DIA MUNDIAL DO ANIMAL

 

Origem da data

A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

O Dia Mundial do Animal é celebrado em vários países, através de diversos eventos e iniciativas. Nas escolas, sobretudo no ensino pré-escolar, as atividades no Dia Mundial do Animal deixam os mais pequenos encantados.

"OS ANIMAIS AMAM IMEDIATAMENTE E FICAM GRATOS ETERNAMENTE"

A Biblioteca Escolar das Escolas Básicas da Torre da Marinha, Monte Sião e Quinta de São João, do Agrupamento de Escolas Nun'Álvares, associa-se anualmente a esta comemoração e sugere a todos os alunos que apoiem os animais do Canil/Gatil do Seixal, participando com um donativo alimentar. Também propõe que os alunos tragam uma fotografia ou desenhem o seu animal de estimação e organizem um cartaz da Turma: "OS ANIMAIS SÃO NOSSOS AMIGOS".

                                                                                                         Profª Maria José Leal







sexta-feira, 2 de outubro de 2020

COMEMORAÇÕES DO 5 DE OUTUBRO


Para assinalar a data da Implantação da República em Portugal, comemorada a 5 de outubro, a Biblioteca Escolar numa parceria com o Centro de Documentação e Informação da DC – Ecomuseu do Seixal, promoveu com os launos do 4º ano da EB da Torre da Marinha, um ateliê que recordou a história da revolução republicana e os principais acontecimentos deste dia no país e no Seixal, descobrindo os seus protagonistas.
Posteriormente, em sala de aula, os alunos irão escrever e ilustrar uma história inspirada nos episódios narrados.


                                                                                                  Profª Maria José Leal

terça-feira, 29 de setembro de 2020

"OS meus pais também leem!"

 Hoje, através do projeto mensal,

" O meus pais também leem!"

destinado aos alunos do 1º ano, deu-se início às requisições de livros da Biblioteca Escolar. É um projeto que tem como objetivos não só motivar e estimular os alunos para a leitura, mas também promover a participação dos pais e dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos.


BOAS LEITURAS!

Profª Maria José Leal

DIA DO ANIMAL- 4 de OUTUBRO

 

O Dia Mundial do Animal é celebrado em vários países, através de diversos eventos e iniciativas. A Biblioteca Escolar associou-se, uma vez mais, a esta comemoração, no sentido de sensibilizar os alunos e a comunidade educativa, para a necessidade de proteger os animais e mostrar a importância dos animais na vida das pessoas.

Decorre, até ao dia 4 de outubro, uma recolha de alimentos que serão entregues na escola, à professora /educadora, e que posteriormente  os responsáveis do Canil/Gatil Municipal do Seixal farão a sua recolha.

Os alunos que tenham um animal de estimação são convidados a trazer uma fotografia do seu animal de estimação que, em conjunto com os desenhos que alguns também farão,  controem o painel “ Os Animais são nossos amigos ” que será afixado na sala/ escola.

SEJAM AMIGOS DOS ANIMAIS!

                                                                                                               Profª Maria José Leal

 


"Um Sonho Muito Interessante"

 Um muito obrigada à autora, Isabel Ricardo, que serviu de inspiração, com a sua história,

"Um sonho muito interessante"

Todos os alunos das turmas do pré-escolar e do 1º ciclo ouviram a história cantada e os sorrisos surgiram.


BONS SONHOS!
                                                                                           Profª Maria José Leal