domingo, 19 de fevereiro de 2017

PORDATA KID'S


Cidade PORDATA

Foi no dia 1 de fevereiro que os alunos do 4º ano das EBs da Torre da Marinha e do Monte Sião tiveram oportunidade de explorar a cidade PORDATA.












BOAS ESTATÍSTICAS!





PLASTICOLOGIA MARINHA

PLASTICOLOGIA MARINHA
Plasticologia marinha Oceanário de Lisboa


O Oceanário de Lisboa pretende contribuir para elevar a literacia dos oceanos, em Portugal, promovendo o conhecimento dos oceanos e a vontade de contribuir para a sua conservação, tendo como base os valores da sustentabilidade e da necessidade de proteger a biodiversidade marinha.
Numa parceria coma RBE, através dos workshops desenvolvidos a EB Quinta de S. João, os alunos do 4º ano ficaram a saber que, para além do plástico ter um conjunto vastíssimo de utilizações, ser um material útil, duradouro e versátil, contribuindo para o bem estar do homem, o seu uso descontrolado tem impactos muito negativos no planeta, nomeadamente nos oceanos.







Por estes vastos motivos ficaram sensibilizados para esta problemática e que perceberam que é urgente mudar comportamentos e atitudes.











Conhecer, aprender e conviver


Dando continuidade ao projeto do pré-escolar, ao longo deste 2º período, falamos de:

TOLERÂNCIA, PARTILHA, RESPEITO, COMPREENSÃO


São as histórias contadas, encantadas  e cantadas, as  palavras que vão e vêm, da professora bibliotecária para os alunos, dos alunos para a professora e entre pares, que revelam  que os valores na escola e na família não devem ser abstratos, eles fazem parte do ser humano enquanto ser social, e que os nossos erros e defeitos devem ser superados.

 





Desta forma lúdica e divertida, pretende-se os percursos de cada um, individualmente, e de todos em conjunto, os tornem seres socialmente mais responsáveis e de aceitação do outro.


O Ratinho da Cortiça




😏 O RATINHO DA CORTIÇA





Um ratinho mágico e outras personagens de um teatro de fantoches andaram à solta na antiga fábrica Mundet, no dia 6 de fevereiro, ajudando os alunos das 3 salas do pré- escolar da EB Quinta de S. João a descobrirem  de onde vem, como se trabalha e para que serve a cortiça.










Ainda viram e ouviram o teatro de fantoches, onde o Ratinho da Cortiça era o protagonista.



Depois não ficaram por aqui. Na sala de aula construíram cada um deles o seu


E fizeram um painel com todos os desenhos.

 

Calendários de cortiça

Fazer Calendários do Ecomuseu


Ano novo, calendário novo, e desta vez, no Ecomuseu do Seixal,  foram muitos os calendários que foram construídos pelos  alunos dos 3ºs anos, do 4º ano da EB Quinta de S. João e pelos alunos do 2º ano da EB do Monte Sião, utilizando a cortiça e outros materiais. Tiveram ainda a oportunidade de visitar a Tipografia Popular do Seixal.





FELIZ ANO PARA TODOS!

Visitas à Feira


FEIRAS DO LIVRO

Em Dezembro, como é habitual, a Feira do Livro ocorreu nas EBs da Torre da Marinha e do Monte Sião. Ao longo de dois dias todos os alunos visitaram a Feira, acompanhados pelas suas professoras e educadoras, e puderam ver, folhear e comprar muitas das obras que lá se encontravam. Os preços eram convidativos e muitos alunos vieram ao final do dia com os seus encarregados de educação comprar os livros que gostaram mais.




BOAS LEITURAS!