sexta-feira, 2 de julho de 2021

Leituras na BE

 





Estes últimos tempos têm sido de reinvenção da escola, nomeadamente nos modelos de ensino/aprendizagem, 
fruto da necessidade de dar continuidade ao desenvolvimento de competências dos alunos no E@D. 
As Bibliotecas Escolares também se adaptaram aos constrangimentos. 
Assim, e para continuarem a prestar serviços adequados às necessidades dos utilizadores, foram definidas linhas de atuação, no início do ano, através da elaboração dos seus planos de contingência que integrassem o E@D.
Neste sentido, as Bibliotecas Escolares continuaram a promover e a realizar iniciativas e projetos em presença e à distância,  orientados para uma das suas missões referente à implementação de práticas de incentivo à leitura e da competência da leitura e da escrita.

Ao longo do ano letivo, foram desenvolvidas diferentes atividades, quer em regime presencial quer no E@D, nas três Bibliotecas Escolares das EBs da Torre da Marinha, Monte Sião e Quinta de São João, que foram integradas em projetos anuais,  elaboradas e dinamizadas exclusivamente pela PB, mas numa articulação mais direta com as professoras/educadoras,  e muitas outras permitiram o envolvimento de parceiros internos e externos, assim como dos pais e dos Encarregados de Educação.
Todas as atividades foram dinamizadas com a convicção de que o acesso à leitura, iniciada logo no pré-escolar, conduz de forma mais assertiva e facilitadora do conhecimento, a um desenvolvimento da consciência crítica e também à manifestação de habilidades e de comportamentos socioemocionais, como a partilha , a cooperação e a solidariedade. 

Neste PADLET , foram registados alguns exemplos , entre muitos,  de práticas desenvolvidas pela Biblioteca Escolar das três escolas,  no âmbito da Literacia da Leitura.



O Coordenador Concelhio , João Paulo Proença, através da recolha dos diferentes trabalhos  realizados nas diferentes Bibliotecas Escolares e enviados pelo conjunto dos Professores Bibliotecários do Concelho do Seixal, elaborou a  4º Revista FLIPBORD .




                                                                       Professora Maria José Leal