COMEMORAÇÕES DO HALLOWEEN
O Halloween, designado como "Dia das Bruxas" é uma comemoração com temas sombrios e comemora-se anualmente no dia 31 de outubro.
QUAL É A ORIGEM DO HALLOWEEN?
A origem da festa do Halloween é praticada há mais de 3 mil anos. Ela surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza. Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.
Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por isso. eram utilizadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos. Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”.
No sentido afastar o caráter pagão da festa, a igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio.
Daí que o nome Halloween decorre da junção das palavras hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera".
Na Biblioteca Escolar da Escola Básica da Torre da Marinha, numa parceria com o Ecomuseu do Seixal realizou-se o Ateliê Histórias e Tradições do Dia das Bruxas decorreu com os alunos do 3º ano. A partir de tradições, histórias e lendas do imaginário popular português, conheceram as raízes do dia das Bruxas e foram desfiados a escrever e a ilustrar uma história coletiva com imaginação, com muito terror à mistura.
Sem comentários:
Enviar um comentário