quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

“ Conhecer, Aprender e Conviver”







“ Conhecer, Aprender e Conviver”


É este o projeto de parceria entre a BE e o Pré-escolar da EB do Monte Sião que visa trabalhar valores éticos e morais na Educação Infantil, algo de grande importância, uma vez que  a infância é  o alicerce da vida e o adulto é produto daquilo que vivência e  aprende, também, nos seus primeiros anos de escola.

O projeto “Conhecer, aprender e conviver” consubstancia-se na problemática de uma educação para os valores e para a cidadania, dedicando particular atenção às mudanças, dificuldades e exigências da sociedade atual, para que se consiga uma educação mais humanizante e mais coerente com uma vida em democracia.Sendo a BE uma parceira, dirige  também neste projeto especial atenção aos benefícios da leitura, mais propriamente, do texto literário infanto-juvenil, como veículo na formação da personalidade da criança e na sua capacitação para uma vida adulta em cidadania.
Ao longo do período, com base nos temas, Partilha e Cooperação, foram dinamizadas diversas atividades que incluíram diferentes suportes para a sua concretização, desde o livro físico, o livro digital, o you tube, o filme, as experiências, as canções, os desenhos e diversas ilustrações.
Feito balanço por uma das educadoras envolvidas que passo a citar:

"Ao longo das várias sessões foram apresentadas diversas obras que despoletaram a reflexão sobre diferentes valores, nas crianças. Tem sido muito interessante observar a atitude expetante das crianças antes de cada sessão com a professora bibliotecária já que tentam adivinhar de que forma irão conhecer a nova história, se através de um livro, de um filme ou de uma experiência.

A forma como foram “tocados” temas como a deficiência e a morte foi deveras interessante, já que são questões sensíveis e de difícil abordagem com crianças tão pequenas. A pequena introdução feita antes das histórias tornou possível uma melhor compreensão das mesmas." 

estou certa que algo de importante ficou nos alunos.  
Senti isso nos seus rostos de surpresa , de alegria e de animação, ao longo das diversas sessões.










Image result for o som das cores


VAMOS CONTINUAR!





 





Sem comentários:

Enviar um comentário