quinta-feira, 5 de junho de 2014

ALUNOS CONTAM UMA HISTÓRIA





Ao longo deste ano letivo, a BE promoveu o projeto " Alunos contam uma história".
Semanalmente os alunos do 4º ano das duas escolas escolheram, por sua iniciativa, um livro e prepararam a sua leitura, destinada aos alunos dos outros anos de escolaridade da sua escola.
Para a grande maioria dos leitores foram atingidos os objetivos, pois foi verificado o sentido de responsabilidade, a preparação que fizeram das suas leituras, o interesse e a alegria que revelaram quando se deslocaram à sala dos seus colegas.
Todos os outros alunos tiveram um papel muito importante, pois estiveram sempre com muita atenção a ouvir as histórias e quando era feita a sua exploração oral, através de questões colocadas, respondiam de forma assertiva, revelando uma compreensão das mesmas.

Parabéns a todos os alunos  leitores e aos alunos ouvintes.
 Estou certa que todos eles cresceram e desenvolveram, de certo, o gosto pela leitura.

                                                                                                               Professora Maria José leal





quarta-feira, 4 de junho de 2014

Dia Mundial da Criança





As comemorações do DIA MUNDIAL DA CRIANÇA decorreram no dia 2 de junho, na escola Quinta Nossa Srª do Monte Sião, com o apoio incondicional da Associação de Pais. 

A Biblioteca Escolar esteve presente com o espaço " Dar e Receber".

Os alunos foram convidados a oferecer um livro para a sua biblioteca e a adesão foi muito positiva, não só porque a caixa de oferta ficou cheia, mas porque os alunos revelaram uma satisfação imensa no momento da oferta.


                                                                                                                     OBRIGADA A TODOS!!!


Ah! Claro que as comemorações tiveram muita animação.
Estiveram presentes os palhaços, jogos tradicionais, saltos no trampolim, balões, música e cor, muita cor que ficou nos rostos das crianças, com as lindas pinturas faciais.



                                                                                                                               Vivam as CRIANÇAS!

                                                                                                                         Professora Maria José Leal

A Ciência- Um futuro


CIÊNCIA HOJE

Foi  através da revista brasileira " Ciência Hoje" , que os alunos do 4º ano das duas escolas, nos dias 26 e 27 de maio, ao longo de aproximadamente uma hora, tiveram oportunidade de falar de ciência e pensar um pouco se este ramo do saber seria do interesse de cada um.
O artigo da revista tinha por título

 " Quando crescer vou ser biólogo marinho"

Através da sua leitura e exploração foram abordados temas como; a preservação da vida que existe nos mares e nos oceanos e dos seus habitats, o impacto que " O Homem" provoca ao nível da poluição das águas e a  importância que tem a atividade de  Biólogo Marinho, através do estudo e da preservação de todos estes ambientes.
Ficaram também a saber que um Biólogo Marinho não passa a vida no mar, mas também pode atuar como professor, investigador, fiscal das atividades humanas, analista ambiental,  mas que para lá chegar é preciso muito estudo e trabalho.
Alguns alunos manifestaram o seu interesse na área mas outros, porque o mar lhes mete ainda um pouco de medo, ficaram a pensar no assunto, ....



No final, porque a ciência e o método experimental estão ligados, observaram algumas experiências relacionadas com a água e a pressão atmosférica.

                                                                                                                   Professora  Maria José Leal