quinta-feira, 8 de junho de 2017

MARÉS DE LEITURA



SEIXAL, MARÉS  DE LEITURA


Decorreu, no dia 30 de março, a primeira MARCHA de leitura, que envolveu turmas das diversas escolas do concelho, desde o 1º ciclo ao ensino secundário.

Com o contributo da RBE, da Biblioteca Municipal e da CMS e a Escola Segura, os cerca de 500 alunos, percorreram nessa manhã a marginal do Seixal, com partida desde a escola Paulo da Gama até à BM.

Ao longo desta Marcha, de forma muito natural, divertida e entusiasta, foram lidos diversos tipos de textos de variadíssimos autores.

Os alunos da turma do 4º ano da Torre da Marinha participou com o poema “Meninos de todas as cores” de Luísa Ducla Soares.

Foi sem dúvida um momento único para todos os alunos que revelaram, através das suas leitura, o valor e a importância das bibliotecas e da leitura, para o seu desenvolvimento e para a sua formação.













“UMA AVENTURA NAS FÉRIAS DA PÁSCOA”



UMA AVENTURA NAS FÉRIAS DA PÁSCOA”

Este é o título da obra que os alunos dos 3ºs anos das três escolas leram e que lhes tem proporcionado muitas aventuras.
É um projeto anual desenvolvido em parceria com o Ecomuseu do Seixal e a Biblioteca Municipal.
Este período, estes alunos vivenciaram as aventuras dos personagens da história, pela sua chegada ao Moinho de Maré de Corroios.
A atividade foi uma experiência de canoagem, bem pertinho do Moinho.
Mesmo com um pouco de frio, a alegria e a animação foi uma constante nos seus rostos, por poderem usufruir de uma experiência única, para muitos deles.

Será já no dia 9 de junho, no Fórum do Seixal, na presença das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada que a obra será dramatizada por todos os alunos das doze turmas envolvidas no projeto.















terça-feira, 6 de junho de 2017

SEMANA DA LEITURA



SEMANA DA LEITURA

O PRAZER DE LER”




Foram muitas as atividades desenvolvidas nas três bibliotecas que incluíram: leitura, escrita, ciências experimentais, a internet segura, com o tema “Clica em Segurança, feira do livro, e deu-se continuidade a alguns projetos já iniciados.

Um dos pontos altos desta semana foi a grande final do concurso de leitura, que decorreu na BE da escola sede, com a participação de alunos de todas as turmas do 3º ano do agrupamento, para além da colaboração de pais e de EE.

Todos os que participaram estiveram de parabéns, mas foi a turma do 3º A da EB Quinta de São João que recebeu os três primeiros lugares no concurso, levando para casa cada um deles um cheque FNAC.